Como criar um servidor de VPN gratuito com Oracle Cloud e OpenVPN

Neste tutorial, você aprenderá a criar um servidor VPN gratuito utilizando a Oracle Cloud e o OpenVPN. Com as preocupações crescentes sobre privacidade e segurança na internet, uma VPN (Virtual Private Network) se tornou uma ferramenta essencial para proteger sua conexão, mascarar seu endereço IP e garantir o acesso seguro a redes privadas. O OpenVPN é uma das soluções mais populares e confiáveis para criar uma VPN, oferecendo robustez e flexibilidade.

Ao utilizar a camada gratuita da Oracle Cloud, você poderá montar um servidor VPN sem custos, ideal tanto para uso pessoal quanto para pequenas equipes que desejam navegar de forma anônima ou acessar recursos privados de forma segura e remota. Vamos mostrar passo a passo como configurar o servidor, ajustar o firewall e conectar-se à VPN diretamente do seu dispositivo Android.

Seja você um iniciante ou um usuário avançado, este guia simplificado vai ajudá-lo a configurar rapidamente sua própria VPN com segurança e eficiência.

Passo importante!

A região que você escolher determina onde fisicamente seu servidor estará, o que afeta a latência e a velocidade da conexão VPN. Quando for criar a sua conta de testes, fique atento, pois será a origem de seus acessos feitos através da vpn. Para nosso teste, eu escolhi chicago.

Crie sua conta em: https://www.oracle.com/br/cloud/free/

Configuração do servidor

Quando for liberado o acesso ao painel, vamos criar o servidor clicando em Create a VM Instance:

Em Image and Shape vamos escolher Ubuntu 22 e AMD:

O mínimo para executar um servidor OpenVPN é 1 processador com 1GB de memória RAM (https://openvpn.net/as-docs/system-requirements.html#processor). Nesse caso configurei com 4GB RAM:

Nesse momento vamos criar uma chave privada, para acesso via SSH do nosso servidor, utilizando o PuttyGen. Ele é instalado junto com Putty:

Clique em Generate e passe o mouse no meio do quadro até que ele finalize a criação da chave:

Em seguida, salve a chave pública e a privada em um local seguro (Save public key e Save private key). Copie o código gerado e cole na página onde estamos criando nosso servidor na parte Add SSH Keys marcando o campo Paste public keys:

Finalmente, clique em Create. Quando finalizar, na tela inicial você terá as seguintes informações de sua VM:

Com seu IP público e nome de usuário. Abra o Putty para acessarmos via SSH:

Em Category na esquerda, vá em Connection -> SSH -> Auth -> Credentials, e selecione o arquivo ppk gerado anteriormente e depois clique em Open para conectar:

Instalação do OpenVPN

Por segurança, atualize seu servidor antes de iniciar:

$ sudo apt update
$ sudo apt upgrade -y
$ sudo reboot

Assim que finalizar, sua VM irá reiniciar e podemos reconectar para iniciar a instalação do OpenVPN server. Existe um script que facilita muito a construção de seu servidor, basta baixá-lo e executar:

$ wget https://git.io/vpn -O openvpn-install.sh
$ sudo chmod +x openvpn-install.sh
$ sudo bash openvpn-install.sh

No meu caso ele já identificou meu IP externo, se não identificar preencha na primeira etapa, o restante pode preencher como fiz abaixo:

Ao finalizar, ele irá informar onde criou seu arquivo de configuração e diz que se precisar criar para novos clientes, basta executar o script novamente:

Só para confirmar que está em execução:

$ sudo systemctl status openvpn-server@server

Configuração do firewall

Agora precisamos realizar as liberações nos firewalls, da Oracle e da VM. De volta no dashboard da Oracle, clique em sua subnet:

Depois em Default Security List:

Em Ingress Rules, vamos adicionar duas regras, uma para a conexão UDP do OpenVPN e outra temporária para conseguir baixar seu arquivo de configuração mais facilmente. Clique em Add Ingress Rules:

Após cadastrar essas duas regras, precisamos liberar também na VM, a imagem da Oracle já vem com algumas regras predefinidas, então é mais fácil deixar liberado e controlamos as liberações pela interface web. Na VM, para limpar as regras execute :

$ sudo iptables --flush

Download do arquivo de configuração

Vamos criar um servidor web temporário para baixar o arquivo de configuração que criamos. Para isso precisamos ser root, navegar até o diretório e executar o comando para iniciar o servidor web com Python3:

$ sudo -i
# python3 -m http.server 8090

Depois de iniciar o servidor, abra uma nova aba no navegador e acesse o IP público de sua VM com a porta 8090, e baixo o arquivo ovpn:

Para finalizar o servidor é só aperta Crtl + C, e agora podemos instalar em nosso celular. Se ainda não tiver instalado, baixe o OpenVPN da Playstore. Depois de instalado execute o arquivo ovpn no celular, quando ele perguntar com qual aplicativo deseja abrir, selecione o OpenVPN:

Confirme que deseja importar o arquivo, em seguida só ativar sua nova VPN e navegar de forma privada:

Nota: Se, ao final do período gratuito da Oracle Cloud, você quiser continuar usando uma VPN confiável e especializada, recomendo a NordVPN. Eles estão com uma oferta exclusiva: até 73% de desconto + 3 meses extras! Aproveite essa oportunidade para proteger seus dados com uma das melhores VPNs do mercado. Use o link abaixo para garantir o desconto e apoiar este blog:

https://nordvpn.com/pt-br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *